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Os Oceanos, Um Património para o Futuro

A última década do nosso século será marcada pelo grande debate sobre as modalidades de integração do espaço oceânico e dos seus recursos no desenvolvimento sustentado do planeta. Face à crescente e intensiva exploração dos recursos e do meio marinho, torna-se urgente evitar a ameaça de uma destruição acelerada do formidável potencial de vida e de recursos, decisivo para o equilíbrio ecológico global. Por isso, o tema da Exposição de 1998 foi "Os Oceanos, Um Património para o Futuro".

A noção de património foi entendida em dois aspectos - por um lado, tratava-se de valorizar os bens físicos e culturais oferecidos pelos oceanos e, por outro, estava directamente ligada à ideia de conservação e de responsabilidade face às futuras gerações. Deste modo, o discurso da exposição, que pretendeu configurar um novo modo de reflexão numa base científica e ética sobre as perspectivas do futuro, foi articulado em diversas categorias, que se integraram em cada um dos subtemas propostos:

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Como fio condutor, o tema da EXPO'98 transmitiu a unidade entre os Pavilhões Temáticos e dos participantes, oficiais e não oficiais, tendo estado representado, quer nos espaços públicos, quer na actividade cultural realizada no Recinto da Exposição. Deste modo, o tema esteve sempre presente em qualquer local do Recinto.

Conhecimento dos mares, recursos dos oceanosfoto_tema1.gif (9433 bytes)

  • Da costa para o largo, da superfície para as grandes profundidades
  • As evoluções naturais
  • As redes de vida nos ecossistemas marinhos
  • A dinâmica das correntes e a zona litoral
  • A deriva dos continentes e a formação dos fundos marinhos
  • Os recursos tradicionais (vivos e não vivos)
  • Os recursos do futuro (energias renováveis). Vigilância (monitoring) do mar e troca de conhecimentos
  • Oceanos e desenvolvimento (A empresa marinha do século XXI, conhecimento e know-how)
  • O papel da cooperação internacional

foto_tema3.gif (10175 bytes)Os oceanos e os lazeres

  • Democratização do oceano lúdico e dos lazeres
  • Turismo de massas e turismo cultural
  • Os novos "povos" do mar: Argonautas, Neptunos e Ícaros
  • A tecnologia e os desportos aquáticos: os novos materiais
  • Sonhos e evasões: cruzeiros e paquetes
  • Os safaris marinhos : parques e reservas submarinas
  • Arqueologia subaquática

foto_tema5.gif (9614 bytes)Os oceanos e o equilíbrio planetário

  • Oceanos e mudanças climatéricas (previsão e impactos)
  • Distribuição e fusão dos gelos polares
  • As catástrofes naturais
  • O estado de saúde dos oceanos: a poluição dos mares
  • A gestão integrada das zonas costeiras

foto_tema4.gif (9201 bytes)Os oceanos, fonte de inspiração artística

  • O Mar, paisagem dos pintores (A pintura)
  • Os barulhos do mar e os cantos do homem (humanos)
  • A representação do medo e dos medos marinhos (A religião, os mitos)
  • A forma das ondas (A escultura)
  • As marés cheias e o sopro que anima o corpo (A dança)
  • O mar em cena
  • A iconografia popular (Ex-votos e artesanato)
  • O mar dos poetas e o oceano da História (A literatura, a História)
  • O mar que afasta, o labirinto dos oceanos (A ópera)

Música Oficial

Pangea, a única massa terrestre que existia no planeta antes da deriva dos continentes e da sua definitiva separação, é o nome da música oficial da Exposição. Na opinião do seu compositor, Nuno Rebelo, esta é uma «música de encontros»: de culturas, de diferentes instrumentos musicais - tradicionais, oriundos de várias partes do mundo e de orquestra, de interpretações pessoais dos músicos que nela colaboraram. A guitarra portuguesa é, nestes «encontros», uma presença manifestamente importante.

Logotipo

O logotipo da EXPO'98 simboliza o Mar e o Sol. Foi concebido por Augusto Tavares Dias, então director criativo de uma agência de publicidade, que venceu o concurso lançado em 1993 e para o qual foram apresentados 1288 propostas, tendo o processo de selecção decorrido entre Abril e Junho de 1993.

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Mascote

O Gil foi a mascote oficial da EXPO'98. Concebida pelo pintor António Modesto e pelo escultor Artur Moreira, foi seleccionada de entre 309 projectos. O seu nome evoca um grande navegador português (Gil Eanes que dobrou o cabo Bojador em 1434). De entre 765 propostas, o nome que acabaria por ser escolhido veio da Escola do Ensino Básico de Barrancos, pela mão do aluno José Luís Coelho.

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© Parque EXPO 98, S.A.