Apoios e facilidades A EXPO98, habitada diariamente por
dezenas de milhar de pessoas, criou para os visitantes um conjunto de serviços e
comodidades modernas. Desde uma rede de transportes, cuidados médicos, comunicações,
segurança, bancos, perdidos e achados, sem esquecer algumas necessidades específicas
como é o caso das crianças ou dos deficientes. Para os grupos foi também criado um
serviço específico de visitas.
Tratando-se de um acontecimento mediático
por excelência, foram também montadas diversas estruturas para possibilitar uma boa
cobertura do evento por parte dos profissionais da imprensa, da rádio e da televisão.
- Parques de Estacionamento para Autocarros
A pensar nos visitantes que se deslocavam
à EXPO98 em grupos, foram criados nos extremos Norte e Sul do Recinto 3 parques de
estacionamento para autocarros, a funcionarem das 07H30 às 04H00/06H00, num total de 743
lugares.
- Parques de Estacionamento com Lugares Reservados para
Deficientes
Para os visitantes com deficiência motora
que se deslocavam em viatura própria, foram criados 65 lugares de estacionamento, a
norte, junto à Porta Norte e a sul, junto à Porta do Mar, que funcionavam das 07H30 às
04H00.
- Parques de Estacionamento para Motociclos
1.043 lugares foram criados especificamente
para motociclos junto à Porta do Norte e à Porta do Mar, a funcionarem das 07H30 às
04H00/06H00.
- Parques de Estacionamento para Viaturas Ligeiras /
Autocaravanas
Foram criados inúmeros parques de
estacionamento em redor do recinto, num total de 13.300 lugares a funcionarem das 07H30
às 04H00/06H00. Para os parques de estacionamento mais distantes, a EXPO98
disponibilizou autocarros que efectuavam gratuitamente o transporte dos visitantes até
às Portas do Recinto que passavam de 15 em 15 minutos.
- Caixas de Pagamento dos Parques de Estacionamento
A pensar na comodidade dos visitantes,
foram criadas inúmeras caixas de pagamento dos estacionamentos, tanto assistidas como
automáticas, localizadas dentro e fora do recinto.
- Pontos de Encontro Meeting Points
Ao longo da Alameda dos Oceanos e de forma
a facilitar a marcação de encontros foram criados, desde a Porta Norte à Porta Sul, 8
Pontos de Encontro com denominação própria: CGD.; Siemens; PT; Super Bock; Vitalis;
Coca-Cola; Império e BP.
- Material Informativo
Produzido nas três línguas oficiais
português, inglês e espanhol era distribuído gratuitamente nos Postos de
Informação, de forma a facultar aos visitantes toda a informação possível sobre
Espectáculos, Pavilhões, Restaurantes, Eventos, Acessos e outras informações
consideradas úteis.
Foram distribuídos no total:
2.763.750 Mapas do Recinto;
1.786.400 Brochuras de Informação;
812.250 Guias de Acessos;
2.970.000 Guias do Dia;
95.000 Guias da Noite;
5.000 Guias de Restaurantes.
- Apoio a Bebés
Seis salas devidamente equipadas com mesas
de muda de fraldas TRAQUINICES, aquecedores de biberões CHICCO, máquina de venda de
papas NESTLÉ, máquina de venda de fraldas CANON HYGIENE e dispensador de pomada HALIBUT,
tornaram possível aos pais uma cómoda visita à EXPO98. Localizadas na Porta do
Norte, Porta do Mar, Porta do Sol, Complexo Multiserviços Área de Lazer Sul, Pavilhão
de Exposições e Complexo Multiserviços Frente Ribeirinha Norte, funcionavam das 09H00
às 03H00.
- Espaço Criança
Aprender brincando foi o lema desta Expo
dedicada aos mais pequenos. Localizada no 1º Piso da Porta do Sol, destinava-se a acolher
crianças dos 3 aos 10 anos enquanto os pais, aos quais era entregue um BIP para estarem
sempre contactáveis, visitavam a Exposição. Constituído por várias áreas cobertas e
um grande espaço ao ar livre, as crianças aqui podiam jogar, ler, aprender a reciclar,
compreender o ciclo de fabrico do papel, descobrir como se faz cinema e televisão,
navegar na Internet, mergulhar num espaço de diversão onde se imitava o mar com a sua
fauna e flora ou ainda conduzir um todo-o-terreno no Jardim Exterior, sempre acompanhados
de monitores formados na área de educação e animação. Funcionava das 09H00 às 21H00
e resultou de uma parceria entre a EXPO98 e a IMPÉRIO. Este serviço era pago.
Aberto a 10 de Junho de 1998 acolheu 7.066 crianças, tendo sido 85% portuguesas e 15%
estrangeiras.
O tempo médio de estadia foi de 2H30.
- Espaço de Recolhimento
Os visitantes tiveram à diposição um
espaço de recolhimento religioso, gerido por uma comissão coordenadora inter-religiosa
onde estavam represenatdas a Igreja Católica, a Aliança Evangélica Portuguesa, o
Conselho Português das Igrejas Cristãs, a União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo
Dia, a Comunidade Bahaí de Portugal, a Comunidade Muçulmana de Portugal e a
Comunidade Israelita. Situada na Área Internacional Norte, funcionou das 10H00 às 20H00.
- Atendimento a Grupos Preferenciais
Mediante acordos pré-estabelecidos, este
serviço apoiava fundamentalmente visitas à EXPO98 de grupos de Empresas,
Operadores Turísticos e Grupos Particulares, com programas de visita variados e
diferenciados, dependendo dos interesses dos elementos que os integravam. Com um máximo
de 25 pessoas por grupo o Serviço de Visitas Guiadas compreendia: informação prévia à
visita; entrega de documentação; acesso facilitado à Exposição através de entrada
reservada a grupos na Porta do Mar; acompanhamento de Guia da EXPO98 durante
percurso de visita aos Pavilhões Temáticos escolhidos, no idioma escolhido e confirmado
pela organização. Este serviço era pago e funcionava das 10H00 às 20H00.
Este serviço tratou 2.724 visitas em grupo, num total de 55.633 pessoas.
- Posto de Acolhimento EXPO98 do Aeroporto de Lisboa
Este posto destinava-se a acolher,
esclarecer, resolver eventuais problemas e encaminhar todos aqueles que vinham trabalhar
ou actuar a convite da EXPO98.
- Postos de Informação
Neste serviço os Assistentes de
Informação, devidamente formados e fardados, respondiam às solicitações dos
visitantes relacionadas com o funcionamento da EXPO98, prestavam todos os
esclarecimentos necessários, distribuiam toda a documentação de apoio (mapas, guias do
dia, jornais EXPO) e aceitavam reclamações e sugestões feitas pelos visitantes.
Localizados no Recinto na Porta do Norte, Porta do Mar, Porta do Tejo, Porta do Sol,
Complexo Multiserviços Sul, Pavilhão de Exposições e Complexo Multiserviços Norte, e
fora do recinto na Estação do Oriente (3), no Aeroporto de Lisboa e no Palácio Foz na
Praça dos Restauradores, funcionavam das 09H00 às 03H00/05H00.
Foram atendidos 1.982.589 pedidos de informação, tendo 61% dos pedidos sido feitos por
portugueses e 39% por estrangeiros;
A média diária de pedidos de informação foi de 15.019;
E a estes pedidos acresceram os feitos fora do Recinto (Aeroporto, Palácio Foz,
telefone), num total de 414.624.
- Depósito de Bagagem e Compras
Com o fim de proporcionar uma visita
despreocupada à Exposição, foram criados 3 pontos de depósito, nos quais os visitantes
podiam guardar as bagagens que traziam consigo ou para onde podiam enviar as compras que
efectuavam no recinto. A recolha das bagagens e compras podia ser feita em qualquer um dos
pontos desde que solicitado pelo visitante. Este serviço foi prestado pelos CTT e
funcionava das 09H00 às 03H00/05H00.
Foram recebidos um total de 177.409 depósitos.
- Assistência a Pessoas Perdidas
Assistentes fardados e devidamente formados
acolhiam, em espaços apropriados para adultos ou para crianças, todas as pessoas que se
perdiam no recinto até ao reencontro com os respectivos acompanhantes e registavam
reclamações das pessoas que tinham perdido alguém. Destaca-se ainda a existência de
uma pulseira de identificação que era distribuída nas Portas a todas as crianças com
menos de 10 anos e que permitia uma mais fácil e rápida busca quando estas se perdiam. Estes
postos funcionavam das 09H00 às 03H00/05H00 na Porta do Mar, Porta do Sol, Porta do
Norte, Complexo Multiserviços Norte, Pavilhão de Exposições e Complexo Multiserviços
Sul.
Os Postos de Pessoas Perdidas registaram informaticamente um total de 3.479 casos, dos
quais 2.044 relativos a crianças.
Deste total 72% foram relativos a portugueses e 28% a estrangeiros.
Sem registo informático, porque foram de resolução rápida, ocorreram mais de 1.097
casos.
Registou-se assim uma média de 35 casos de pessoas perdidas/dia.
Registaram-se, também, 3.297 pedidos de mensagens entre adultos desencontrados.
- Encomendas e Mensagens
Prestar ao visitante um serviço público
de aceitação, distribuição e entrega de correspondência, encomendas, correio
acelerado, de e para qualquer ponto do mundo foi o objectivo deste serviço. Da
responsabilidade dos CTT, em coordenação com a EXPO98 funcionou das 09H00 às
21H00/23H00 nos seguintes locais: Estação de Correios (1) junto à Área Central de
Serviços; Lojas Postais (3) na Porta do Mar, Porta do Norte e Porta do Sol; Atendimento
ao Gabinete de Imprensa (1) no Centro de Comunicação Social; Marcos de Postais (6) e
Cabinas Multiserviços (3) em vários pontos do Recinto;
Deram entrada no Recinto 300.953 encomendas e mensagens.
Foram enviadas para o exterior 569.025.
- Objectos Perdidos e Achados
Este serviço assegurado por Assistentes
fardados e com formação específica resolveu, em coordenação com a PSP, situações de
reclamação e entrega de objectos perdidos no Recinto, que ocorreram aos visitantes e
participantes da EXPO98. Todos os objectos que não foram reclamados foram entregues
à PSP. Localizado na Porta do Tejo, Porta do Mar, Porta do Norte, Porta do Sol, Complexo
Multiserviços Norte, Pavilhão de Exposições e Complexo Multiserviços Sul, funcionava
das 09H00 às 03H00/05H00.
Foram recebidas 24.699 participações de objectos perdidos.
Foram encontrados pela Organização 11.681.
Foram entregues aos seus proprietários 2.685 e os restantes à polícia.
- Atendimento a Grupos Sociais
Foram considerados Grupos Sociais os
seguintes: Grupos Escolares, Grupos com necessidades Especiais (Deficientes), Grupos de
Terceira Idade especialmente carenciada e Grupos de crianças privadas de meio familiar
normal como Casa Pia, Casa do Gaiato, Misericórdias e Aldeias SOS, ao abrigo de um acordo
de colaboração entre a EXPO98 e o Ministério de Trabalho e Solidariedade. Com
programas de visita variados e diferenciados, consoante as motivações dos elementos que
os integravam tiveram acesso facilitado à Exposição através de entrada reservada a
grupos na Porta do Sol.
Receberam 318.750 visitantes integrados nos diferentes grupos sociais, dos quais 252.471
integrados em grupos escolares no âmbito de um protocolo com o Ministério da Educação.
- Gravações Sonoras para Invisuais
De forma a que os visitantes invisuais
pudessem tirar maior partido das visitas aos Pavilhões Temáticos foram feitas
gravações sonoras de textos em português, espanhol e inglês que resumiam o conteúdo
dos pavilhões. Este serviço era gratuito e estava disponível nos 7 Postos de
Informação e nos próprios Pavilhões, mediante requisição. Produziu-se também em
cassete audio um dossier informativo "Os Oceanos Um Património para o
Futuro".
- Material Informativo para Invisuais
Foi criado em Braile uma Planta do Recinto,
conteúdos dos Pavilhões Temáticos e um dossier informativo "Os Oceanos Um
Património para o Futuro", além de um Mapa do Recinto em relevo, cedidos a
título devolutivo mediante requisição. Estavam disponíveis nos Postos de Informação
e nos próprios Pavilhões.
Os 14 Mapas Braile, feitos nas três línguas oficiais, tiveram apenas uma utilização de
5%, dado que os visitantes invisuais vieram acompanhados.
- Intérpretes de Linguagem Gestual
Sempre que solicitado a EXPO98
disponibilizou um intérprete de linguagem gestual às pessoas portadoras de Deficiência
Auditiva de forma a facilitar a sua visita.
- Cadeiras de Rodas
Os visitantes com problemas de locomoção
(pessoas portadoras de deficiência motora, idosas ou lesionadas) tinham à sua
disposição um número limitado de cadeiras de rodas, que podiam ser requisitadas
gratuitamente nos 7 Postos de Informação, das 09H00 às 03H00.
A taxa de ocupação das 80 cadeiras disponíveis foi de 100%.
- Assistência Médica
Garantir a prestação de cuidados de
saúde/urgência dentro do recinto, com a máxima qualidade e eficácia aos visitantes,
trabalhadores e participantes da EXPO98, foi o objectivo deste serviço. Os
contactos eram estabelecidos a partir de uma linha de emergência interna (3636) e uma
externa (112) e dispunha de 3 Unidaddes Médicas localizadas na Área Internacional Sul,
na Porta do Sol e na Área Central de Serviços, contava ainda com o apoio de uma
Ambulância Medicalizada, duas Não Medicalizadas e um Helicóptero.
Foram assistidas 43.705 pessoas. A média diária de pessoas que recorreram aos serviços
médicos foi de 331, dos quais 212 eram visitantes e os restantes trabalhadores da EXPO.
Foram transferidos para os hospitais de Lisboa 486 casos.
Houve 5.327 deslocações de ambulâncias.
- Farmácia
Localizada na Porta do Sol no Piso 1,
disponibilizava todos os serviços farmacêuticos que podia encontrar numa farmácia, mas
não aceitava receitas médicas. O horário de funcionamento era das 09H00 às 01H00.
- SEF Serviços de Estrangeiros e Fronteiras
Localizados na Área Central de Serviços,
Bloco C - 2º, estes serviços visavam a prorrogação de vistos e as acreditações de
trabalhadores estrangeiros. O horário de funcionamento do Serviço de Vistos era das
09H00 às 15H00.
- PSP Polícia de Segurança Pública
A PSP esteve à disposição de todos os
visitantes, participantes e colaboradores da EXPO98 para intervir de imediato e em
conformidade com as situações que surgiam. Localizada no Complexo Multiserviços Sul,
Complexo Multiserviços Norte e na Área Central de Serviços, funcionava 24H/dia.
- Bombeiros
Uma Corporação de Bombeiros esteve
instalada na Área Central de Serviços e preparada para intervir em conformidade a
qualquer momento (24H/dia) e em qualquer situação.
- DECO Defesa do Consumidor
Instalada no Piso 1 da Porta do Sol
respondia a todas as questões que os visitantes levantassem relacionadas com os direitos
do Consumidor.
- Painéis de Informação Dinâmica
Os painéis electrónicos de informação
dinâmica destinavam-se principalmente à afixação de informações de utilidade
pública, nas três línguas oficiais, como por exemplo o anuncio ou cancelamento de um
evento.
Existiam 4 painéis de uma face e 4 painéis de dupla face, num total de 12 painéis, que
podiam conter informações diferentes uns dos outros. Estavam localizados no exterior na
Porta do Mar e na Porta Norte, no interior na Porta do Sol, na Porta do Tejo, junto à
Praça SONY, Junto ao Pavilhão da Utopia, junto ao Pavilhão da Realidade Virtual e ainda
junto ao Pavilhão do Futuro
- Pulseiras de Identificação
Estas pulseiras de identificação eram
numeradas e continham um destacável com o mesmo número da pulseira. Depois de colocadas
no pulso da criança o destacável era entregue ao adulto que a acompanhasse, assim, no
caso de se perderem o reencontro seria mais rápido.
Foram distribuídas, nas portas do recinto, 755.785 pulseiras a menores de 10 anos e
63.000 pulseiras a menores de 11 anos integrados em Grupos Escolares. Estas pulseiras
foram patrocinadas pela IMPÉRIO.
- Voluntariado
Com um carácter inovador, o Projecto de
Voluntariado da EXPO98 atraiu as atenções de 14.000 candidatos, de todo o País e
também do estrangeiro, dos quais só 3.000 seriam seleccionados para a fase final.
Afectos a um total de 14 tarefas, actuaram como voluntários da EXPO98 1.266
elementos, sendo 1.117 jovens (até 30 anos) e 149 menos jovens (sem limite de idade, com
19 presenças de voluntários com mais de 60 anos), de referir que no quantitativo global
se incluíram 77 estrangeiros ou de dupla-nacionalidade (luso-descendentes) e 22
diminuídos físicos (cegos, surdos-mudos e paraplégicos).
A totalidade de seleccionados repartiu-se por 5 grupos, de 15 de Maio a 30 de Setembro,
actuando cada grupo ao longo de 5 semanas.
Dos voluntários activos 43% procederam de zonas exteriores à Área Metropolitana de
Lisboa, de Braga a Vila Real de Santo António, não esquecendo os Açores e a Madeira.
- CGD Caixa Geral de Depósitos
7 Dependências Bancárias, localizadas na
Porta do Mar, Porta do Sol, Porta do Norte, Centro de Comunicação Social, Complexo
Multiserviços Norte, Complexo Multiserviços Sul e Pavilhão de Exposições, e 12 Caixas
Multibanco instaladas em vários pontos do Recinto, permitiam ao visitante efectuar as
mais variadas operações bancárias.
- Bebedouros
Os visitantes tinham à disposição
vários bebedouros públicos, distribuídos ao longo do Recinto.
- Máquinas Distribuidoras de Bebidas
Ao longo do Recinto os visitantes podiam
encontrar máquinas de vending de bebidas, num total de 64 máquinas distribuidoras de
refrigerantes, cervejas e águas.
- Instalações Sanitárias
Distribuídas ao longo de todo o Recinto
existiam inúmeras instalações sanitárias para homens, senhoras e deficientes motores.
Estas instalações dispunham ainda de máquinas de vending de pensos higiénicos e
preservativos.
- Zonas de Ensombramento
Espaços protegidos do sol, criados a
pensar nos visitantes, permitindo-lhes descansar ou refrescar ao longo do Recinto.
- Aluguer de Cadeiras de Bebé
Nas lojas Eco-Equip, localizadas na Galeria
Comercial Norte, Galeria Comercial Sul e na Porta do Sol, os visitantes podiam alugar
cadeiras de bebé, facilitando a vinda de crianças pequenas à Exposição.
- Aluguer de Carrinhos Eléctricos
Para deslocações mais cómodas no
Recinto, os visitantes podiam alugar carrinhos eléctricos de um, dois ou quatro lugares,
mediante o pagamento de uma caução. Estes carrinhos estavam disponíveis nas lojas
Eco-Equip, localizadas na Galeria Comercial Norte, Galeria Comercial Sul e na Porta do
Sol.
- Postos telefónicos - PT Portugal Telecom
Os visitantes tinham à disposição todos
os meios de comunicações, através de 235 Postos Telefónicos Públicos e de 5 Centros
de Telecomunicações que podiam ser utilizados para os diversos serviços de
comunicações de voz e dados. De salientar os serviços de Video-Conferência, o
Oceanet98 Phone Card, telefones, fax, a venda de cartões Telecom Card e a venda de
cartões EXPO98 Phone Card.
- Assistência ACP Automóvel Clube de Portugal
O serviço de assistência prestado pelo
ACP consistia no reboque e desempanagem dos veículos dos visitantes em caso de avaria,
acidente ou imobilização dos mesmos, na zona de intervenção da Parque EXPO98.
Este serviço era pago conforme tarifário do ACP e funcionava das 07H00 às 05H00.
- Transportes Navette
Para maior comodidade dos visitantes a
EXPO98 dispunha de um serviço de transportes gratuito de circulação permanente no
Recinto, entre as Portas do Mar, do Sol e Norte. As paragens da Navette estavam
devidamente assinaladas e mantinham uma distância entre si de cerca de 150 metros.
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