Cidade Imaginada

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Apoios e facilidades

A EXPO’98, habitada diariamente por dezenas de milhar de pessoas, criou para os visitantes um conjunto de serviços e comodidades modernas. Desde uma rede de transportes, cuidados médicos, comunicações, segurança, bancos, perdidos e achados, sem esquecer algumas necessidades específicas como é o caso das crianças ou dos deficientes. Para os grupos foi também criado um serviço específico de visitas.

Tratando-se de um acontecimento mediático por excelência, foram também montadas diversas estruturas para possibilitar uma boa cobertura do evento por parte dos profissionais da imprensa, da rádio e da televisão.

  • Parques de Estacionamento para Autocarros
  • A pensar nos visitantes que se deslocavam à EXPO’98 em grupos, foram criados nos extremos Norte e Sul do Recinto 3 parques de estacionamento para autocarros, a funcionarem das 07H30 às 04H00/06H00, num total de 743 lugares.

  • Parques de Estacionamento com Lugares Reservados para Deficientes
  • Para os visitantes com deficiência motora que se deslocavam em viatura própria, foram criados 65 lugares de estacionamento, a norte, junto à Porta Norte e a sul, junto à Porta do Mar, que funcionavam das 07H30 às 04H00.

  • Parques de Estacionamento para Motociclos
  • 1.043 lugares foram criados especificamente para motociclos junto à Porta do Norte e à Porta do Mar, a funcionarem das 07H30 às 04H00/06H00.

  • Parques de Estacionamento para Viaturas Ligeiras / Autocaravanas
  • Foram criados inúmeros parques de estacionamento em redor do recinto, num total de 13.300 lugares a funcionarem das 07H30 às 04H00/06H00. Para os parques de estacionamento mais distantes, a EXPO’98 disponibilizou autocarros que efectuavam gratuitamente o transporte dos visitantes até às Portas do Recinto que passavam de 15 em 15 minutos.

  • Caixas de Pagamento dos Parques de Estacionamento
  • A pensar na comodidade dos visitantes, foram criadas inúmeras caixas de pagamento dos estacionamentos, tanto assistidas como automáticas, localizadas dentro e fora do recinto.

  • Pontos de Encontro – Meeting Points
  • Ao longo da Alameda dos Oceanos e de forma a facilitar a marcação de encontros foram criados, desde a Porta Norte à Porta Sul, 8 Pontos de Encontro com denominação própria: CGD.; Siemens; PT; Super Bock; Vitalis; Coca-Cola; Império e BP.

  • Material Informativo
  • Produzido nas três línguas oficiais – português, inglês e espanhol – era distribuído gratuitamente nos Postos de Informação, de forma a facultar aos visitantes toda a informação possível sobre Espectáculos, Pavilhões, Restaurantes, Eventos, Acessos e outras informações consideradas úteis.

    Foram distribuídos no total:

2.763.750 Mapas do Recinto;
1.786.400 Brochuras de Informação;
812.250 Guias de Acessos;
2.970.000 Guias do Dia;
95.000 Guias da Noite;
5.000 Guias de Restaurantes.

  • Apoio a Bebés
  • Seis salas devidamente equipadas com mesas de muda de fraldas TRAQUINICES, aquecedores de biberões CHICCO, máquina de venda de papas NESTLÉ, máquina de venda de fraldas CANON HYGIENE e dispensador de pomada HALIBUT, tornaram possível aos pais uma cómoda visita à EXPO’98. Localizadas na Porta do Norte, Porta do Mar, Porta do Sol, Complexo Multiserviços Área de Lazer Sul, Pavilhão de Exposições e Complexo Multiserviços Frente Ribeirinha Norte, funcionavam das 09H00 às 03H00.

  • Espaço Criança
  • Aprender brincando foi o lema desta Expo dedicada aos mais pequenos. Localizada no 1º Piso da Porta do Sol, destinava-se a acolher crianças dos 3 aos 10 anos enquanto os pais, aos quais era entregue um BIP para estarem sempre contactáveis, visitavam a Exposição. Constituído por várias áreas cobertas e um grande espaço ao ar livre, as crianças aqui podiam jogar, ler, aprender a reciclar, compreender o ciclo de fabrico do papel, descobrir como se faz cinema e televisão, navegar na Internet, mergulhar num espaço de diversão onde se imitava o mar com a sua fauna e flora ou ainda conduzir um todo-o-terreno no Jardim Exterior, sempre acompanhados de monitores formados na área de educação e animação. Funcionava das 09H00 às 21H00 e resultou de uma parceria entre a EXPO’98 e a IMPÉRIO. Este serviço era pago.
    Aberto a 10 de Junho de 1998 acolheu 7.066 crianças, tendo sido 85% portuguesas e 15% estrangeiras.
    O tempo médio de estadia foi de 2H30.

  • Espaço de Recolhimento
  • Os visitantes tiveram à diposição um espaço de recolhimento religioso, gerido por uma comissão coordenadora inter-religiosa onde estavam represenatdas a Igreja Católica, a Aliança Evangélica Portuguesa, o Conselho Português das Igrejas Cristãs, a União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, a Comunidade Baha’í de Portugal, a Comunidade Muçulmana de Portugal e a Comunidade Israelita. Situada na Área Internacional Norte, funcionou das 10H00 às 20H00.

  • Atendimento a Grupos Preferenciais
  • Mediante acordos pré-estabelecidos, este serviço apoiava fundamentalmente visitas à EXPO’98 de grupos de Empresas, Operadores Turísticos e Grupos Particulares, com programas de visita variados e diferenciados, dependendo dos interesses dos elementos que os integravam. Com um máximo de 25 pessoas por grupo o Serviço de Visitas Guiadas compreendia: informação prévia à visita; entrega de documentação; acesso facilitado à Exposição através de entrada reservada a grupos na Porta do Mar; acompanhamento de Guia da EXPO’98 durante percurso de visita aos Pavilhões Temáticos escolhidos, no idioma escolhido e confirmado pela organização. Este serviço era pago e funcionava das 10H00 às 20H00.
    Este serviço tratou 2.724 visitas em grupo, num total de 55.633 pessoas.

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  • Posto de Acolhimento EXPO’98 do Aeroporto de Lisboa
  • Este posto destinava-se a acolher, esclarecer, resolver eventuais problemas e encaminhar todos aqueles que vinham trabalhar ou actuar a convite da EXPO’98.

  • Postos de Informação
  • Neste serviço os Assistentes de Informação, devidamente formados e fardados, respondiam às solicitações dos visitantes relacionadas com o funcionamento da EXPO’98, prestavam todos os esclarecimentos necessários, distribuiam toda a documentação de apoio (mapas, guias do dia, jornais EXPO) e aceitavam reclamações e sugestões feitas pelos visitantes. Localizados no Recinto na Porta do Norte, Porta do Mar, Porta do Tejo, Porta do Sol, Complexo Multiserviços Sul, Pavilhão de Exposições e Complexo Multiserviços Norte, e fora do recinto na Estação do Oriente (3), no Aeroporto de Lisboa e no Palácio Foz na Praça dos Restauradores, funcionavam das 09H00 às 03H00/05H00.
    Foram atendidos 1.982.589 pedidos de informação, tendo 61% dos pedidos sido feitos por portugueses e 39% por estrangeiros;
    A média diária de pedidos de informação foi de 15.019;
    E a estes pedidos acresceram os feitos fora do Recinto (Aeroporto, Palácio Foz, telefone), num total de 414.624.

  • Depósito de Bagagem e Compras
  • Com o fim de proporcionar uma visita despreocupada à Exposição, foram criados 3 pontos de depósito, nos quais os visitantes podiam guardar as bagagens que traziam consigo ou para onde podiam enviar as compras que efectuavam no recinto. A recolha das bagagens e compras podia ser feita em qualquer um dos pontos desde que solicitado pelo visitante. Este serviço foi prestado pelos CTT e funcionava das 09H00 às 03H00/05H00.
    Foram recebidos um total de 177.409 depósitos.

  • Assistência a Pessoas Perdidas
  • Assistentes fardados e devidamente formados acolhiam, em espaços apropriados para adultos ou para crianças, todas as pessoas que se perdiam no recinto até ao reencontro com os respectivos acompanhantes e registavam reclamações das pessoas que tinham perdido alguém. Destaca-se ainda a existência de uma pulseira de identificação que era distribuída nas Portas a todas as crianças com menos de 10 anos e que permitia uma mais fácil e rápida busca quando estas se perdiam. Estes postos funcionavam das 09H00 às 03H00/05H00 na Porta do Mar, Porta do Sol, Porta do Norte, Complexo Multiserviços Norte, Pavilhão de Exposições e Complexo Multiserviços Sul.
    Os Postos de Pessoas Perdidas registaram informaticamente um total de 3.479 casos, dos quais 2.044 relativos a crianças.
    Deste total 72% foram relativos a portugueses e 28% a estrangeiros.
    Sem registo informático, porque foram de resolução rápida, ocorreram mais de 1.097 casos.
    Registou-se assim uma média de 35 casos de pessoas perdidas/dia.
    Registaram-se, também, 3.297 pedidos de mensagens entre adultos desencontrados.

  • Encomendas e Mensagens
  • Prestar ao visitante um serviço público de aceitação, distribuição e entrega de correspondência, encomendas, correio acelerado, de e para qualquer ponto do mundo foi o objectivo deste serviço. Da responsabilidade dos CTT, em coordenação com a EXPO’98 funcionou das 09H00 às 21H00/23H00 nos seguintes locais: Estação de Correios (1) junto à Área Central de Serviços; Lojas Postais (3) na Porta do Mar, Porta do Norte e Porta do Sol; Atendimento ao Gabinete de Imprensa (1) no Centro de Comunicação Social; Marcos de Postais (6) e Cabinas Multiserviços (3) em vários pontos do Recinto;
    Deram entrada no Recinto 300.953 encomendas e mensagens.
    Foram enviadas para o exterior 569.025.

  • Objectos Perdidos e Achados
  • Este serviço assegurado por Assistentes fardados e com formação específica resolveu, em coordenação com a PSP, situações de reclamação e entrega de objectos perdidos no Recinto, que ocorreram aos visitantes e participantes da EXPO’98. Todos os objectos que não foram reclamados foram entregues à PSP. Localizado na Porta do Tejo, Porta do Mar, Porta do Norte, Porta do Sol, Complexo Multiserviços Norte, Pavilhão de Exposições e Complexo Multiserviços Sul, funcionava das 09H00 às 03H00/05H00.
    Foram recebidas 24.699 participações de objectos perdidos.
    Foram encontrados pela Organização 11.681.
    Foram entregues aos seus proprietários 2.685 e os restantes à polícia.

  • Atendimento a Grupos Sociais
  • Foram considerados Grupos Sociais os seguintes: Grupos Escolares, Grupos com necessidades Especiais (Deficientes), Grupos de Terceira Idade especialmente carenciada e Grupos de crianças privadas de meio familiar normal como Casa Pia, Casa do Gaiato, Misericórdias e Aldeias SOS, ao abrigo de um acordo de colaboração entre a EXPO’98 e o Ministério de Trabalho e Solidariedade. Com programas de visita variados e diferenciados, consoante as motivações dos elementos que os integravam tiveram acesso facilitado à Exposição através de entrada reservada a grupos na Porta do Sol.
    Receberam 318.750 visitantes integrados nos diferentes grupos sociais, dos quais 252.471 integrados em grupos escolares no âmbito de um protocolo com o Ministério da Educação.

  • Gravações Sonoras para Invisuais
  • De forma a que os visitantes invisuais pudessem tirar maior partido das visitas aos Pavilhões Temáticos foram feitas gravações sonoras de textos em português, espanhol e inglês que resumiam o conteúdo dos pavilhões. Este serviço era gratuito e estava disponível nos 7 Postos de Informação e nos próprios Pavilhões, mediante requisição. Produziu-se também em cassete audio um dossier informativo "Os Oceanos – Um Património para o Futuro".

  • Material Informativo para Invisuais
  • Foi criado em Braile uma Planta do Recinto, conteúdos dos Pavilhões Temáticos e um dossier informativo "Os Oceanos – Um Património para o Futuro",  além de um Mapa do Recinto em relevo, cedidos a título devolutivo mediante requisição. Estavam disponíveis nos Postos de Informação e nos próprios Pavilhões.
    Os 14 Mapas Braile, feitos nas três línguas oficiais, tiveram apenas uma utilização de 5%, dado que os visitantes invisuais vieram acompanhados.

  • Intérpretes de Linguagem Gestual
  • Sempre que solicitado a EXPO’98 disponibilizou um intérprete de linguagem gestual às pessoas portadoras de Deficiência Auditiva de forma a facilitar a sua visita.

  • Cadeiras de Rodas
  • Os visitantes com problemas de locomoção (pessoas portadoras de deficiência motora, idosas ou lesionadas) tinham à sua disposição um número limitado de cadeiras de rodas, que podiam ser requisitadas gratuitamente nos 7 Postos de Informação, das 09H00 às 03H00.
    A taxa de ocupação das 80 cadeiras disponíveis foi de 100%.

  • Assistência Médica
  • Garantir a prestação de cuidados de saúde/urgência dentro do recinto, com a máxima qualidade e eficácia aos visitantes, trabalhadores e participantes da EXPO’98, foi o objectivo deste serviço. Os contactos eram estabelecidos a partir de uma linha de emergência interna (3636) e uma externa (112) e dispunha de 3 Unidaddes Médicas localizadas na Área Internacional Sul, na Porta do Sol e na Área Central de Serviços, contava ainda com o apoio de uma Ambulância Medicalizada, duas Não Medicalizadas e um Helicóptero.
    Foram assistidas 43.705 pessoas. A média diária de pessoas que recorreram aos serviços médicos foi de 331, dos quais 212 eram visitantes e os restantes trabalhadores da EXPO.
    Foram transferidos para os hospitais de Lisboa 486 casos.
    Houve 5.327 deslocações de ambulâncias.

  • Farmácia
  • Localizada na Porta do Sol no Piso –1, disponibilizava todos os serviços farmacêuticos que podia encontrar numa farmácia, mas não aceitava receitas médicas. O horário de funcionamento era das 09H00 às 01H00.

  • SEF – Serviços de Estrangeiros e Fronteiras
  • Localizados na Área Central de Serviços, Bloco C - 2º, estes serviços visavam a prorrogação de vistos e as acreditações de trabalhadores estrangeiros. O horário de funcionamento do Serviço de Vistos era das 09H00 às 15H00.

  • PSP – Polícia de Segurança Pública
  • A PSP esteve à disposição de todos os visitantes, participantes e colaboradores da EXPO’98 para intervir de imediato e em conformidade com as situações que surgiam. Localizada no Complexo Multiserviços Sul, Complexo Multiserviços Norte e na Área Central de Serviços, funcionava 24H/dia.

  • Bombeiros
  • Uma Corporação de Bombeiros esteve instalada na Área Central de Serviços e preparada para intervir em conformidade a qualquer momento (24H/dia) e em qualquer situação.

  • DECO – Defesa do Consumidor
  • Instalada no Piso 1 da Porta do Sol respondia a todas as questões que os visitantes levantassem relacionadas com os direitos do Consumidor.

  • Painéis de Informação Dinâmica
  • Os painéis electrónicos de informação dinâmica destinavam-se principalmente à afixação de informações de utilidade pública, nas três línguas oficiais, como por exemplo o anuncio ou cancelamento de um evento.
    Existiam 4 painéis de uma face e 4 painéis de dupla face, num total de 12 painéis, que podiam conter informações diferentes uns dos outros. Estavam localizados no exterior na Porta do Mar e na Porta Norte, no interior na Porta do Sol, na Porta do Tejo, junto à Praça SONY, Junto ao Pavilhão da Utopia, junto ao Pavilhão da Realidade Virtual e ainda junto ao Pavilhão do Futuro

  • Pulseiras de Identificação
  • Estas pulseiras de identificação eram numeradas e continham um destacável com o mesmo número da pulseira. Depois de colocadas no pulso da criança o destacável era entregue ao adulto que a acompanhasse, assim, no caso de se perderem o reencontro seria mais rápido.
    Foram distribuídas, nas portas do recinto, 755.785 pulseiras a menores de 10 anos e 63.000 pulseiras a menores de 11 anos integrados em Grupos Escolares. Estas pulseiras foram patrocinadas pela IMPÉRIO.

  • Voluntariado
  • Com um carácter inovador, o Projecto de Voluntariado da EXPO’98 atraiu as atenções de 14.000 candidatos, de todo o País e também do estrangeiro, dos quais só 3.000 seriam seleccionados para a fase final.
    Afectos a um total de 14 tarefas, actuaram como voluntários da EXPO’98 1.266 elementos, sendo 1.117 jovens (até 30 anos) e 149 menos jovens (sem limite de idade, com 19 presenças de voluntários com mais de 60 anos), de referir que no quantitativo global se incluíram 77 estrangeiros ou de dupla-nacionalidade (luso-descendentes) e 22 diminuídos físicos (cegos, surdos-mudos e paraplégicos).
    A totalidade de seleccionados repartiu-se por 5 grupos, de 15 de Maio a 30 de Setembro, actuando cada grupo ao longo de 5 semanas.
    Dos voluntários activos 43% procederam de zonas exteriores à Área Metropolitana de Lisboa, de Braga a Vila Real de Santo António, não esquecendo os Açores e a Madeira.

  • CGD – Caixa Geral de Depósitos
  • 7 Dependências Bancárias, localizadas na Porta do Mar, Porta do Sol, Porta do Norte, Centro de Comunicação Social, Complexo Multiserviços Norte, Complexo Multiserviços Sul e Pavilhão de Exposições, e 12 Caixas Multibanco instaladas em vários pontos do Recinto, permitiam ao visitante efectuar as mais variadas operações bancárias.

  • Bebedouros
  • Os visitantes tinham à disposição vários bebedouros públicos, distribuídos ao longo do Recinto.

  • Máquinas Distribuidoras de Bebidas
  • Ao longo do Recinto os visitantes podiam encontrar máquinas de vending de bebidas, num total de 64 máquinas distribuidoras de refrigerantes, cervejas e águas.

  • Instalações Sanitárias
  • Distribuídas ao longo de todo o Recinto existiam inúmeras instalações sanitárias para homens, senhoras e deficientes motores. Estas instalações dispunham ainda de máquinas de vending de pensos higiénicos e preservativos.

  • Zonas de Ensombramento
  • Espaços protegidos do sol, criados a pensar nos visitantes, permitindo-lhes descansar ou refrescar ao longo do Recinto.

  • Aluguer de Cadeiras de Bebé
  • Nas lojas Eco-Equip, localizadas na Galeria Comercial Norte, Galeria Comercial Sul e na Porta do Sol, os visitantes podiam alugar cadeiras de bebé, facilitando a vinda de crianças pequenas à Exposição.

  • Aluguer de Carrinhos Eléctricos
  • Para deslocações mais cómodas no Recinto, os visitantes podiam alugar carrinhos eléctricos de um, dois ou quatro lugares, mediante o pagamento de uma caução. Estes carrinhos estavam disponíveis nas lojas Eco-Equip, localizadas na Galeria Comercial Norte, Galeria Comercial Sul e na Porta do Sol.

  • Postos telefónicos - PT Portugal Telecom
  • Os visitantes tinham à disposição todos os meios de comunicações, através de 235 Postos Telefónicos Públicos e de 5 Centros de Telecomunicações que podiam ser utilizados para os diversos serviços de comunicações de voz e dados. De salientar os serviços de Video-Conferência, o Oceanet’98 Phone Card, telefones, fax, a venda de cartões Telecom Card e a venda de cartões EXPO’98 Phone Card.

  • Assistência ACP – Automóvel Clube de Portugal
  • O serviço de assistência prestado pelo ACP consistia no reboque e desempanagem dos veículos dos visitantes em caso de avaria, acidente ou imobilização dos mesmos, na zona de intervenção da Parque EXPO’98. Este serviço era pago conforme tarifário do ACP e funcionava das 07H00 às 05H00.

  • Transportes – Navette
  • Para maior comodidade dos visitantes a EXPO’98 dispunha de um serviço de transportes gratuito de circulação permanente no Recinto, entre as Portas do Mar, do Sol e Norte. As paragens da Navette estavam devidamente assinaladas e mantinham uma distância entre si de cerca de 150 metros.

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